viernes, 30 de diciembre de 2016

Como fazer hidroponia em casa

A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas em que se substitui o solo por uma alternativa inorgânica, que tanto pode ser lã de rocha, uma solução líquida que contém água e todos os nutrientes essenciais para a planta se desenvolver, pumicita, areia, entre outros. Esta forma de cultivo apresenta como vantagens a produção de plantas com melhor qualidade, redução no uso de inseticidas, colheita precoce, trabalho mais limpo e fácil de realizar e a possibilidade de ser colocado em prática em qualquer espaço, até mesmo no interior de nossa casa! Curioso? Continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como fazer 

Instruções:

1
Existem várias alternativas de plantio de plantas sob o sistema hidropônico, inclusivamente um kit de hidroponia caseiro pronto a usar. Neste artigo vamos ensinar-lhe como construir um sistema hidropônico semelhante ao da imagem ao lado, chamado de NFT, simples e indicado para o plantio de alface, morango ou tomates.

2
Você pode facilmente colocá-lo no jardim, numa estufa pequena, afixado na parede ou até numa sacada. Para isso, reúna os materiais que constam da lista no final neste artigo e coloque mãos à obra seguindo os passos que indicamos em seguida!
3
Abra pequenos orifícios no tubo de PVC, alinhados e afastados em 15 cm uns dos outros. Neles você irá colocar sua planta em crescimento.


4
Prenda o tubo à parede ou fixe-o em uma estrutura instalada no chão, como a da imagem ao lado. É importante que haja um pequeno desnível no ou nos tubos, de forma a que a água circule. Tampe as extremidades dos tubos com a respetiva tampa.

5
Coloque a bomba no reservatório de água e conecte a ela a mangueira, que irá servir de tubulação de transporte da solução nutritiva das plantas. Em seguida, abra um orifício na tampa dos tubos para introduzir nela a outra ponta da mangueira. Ligue também o temporizador/timer para controlar a frequência com que o fluido irá circular, se bem que este passo é opcional.




No hay comentarios:

Publicar un comentario